Segredos para fazer o bebê dormir a noite toda

Segredos para fazer o bebê dormir a noite toda é o desejo de todos os pais. Saber como proporcionar uma boa noite de sono para o bebê é fundamental para a saúde e bem-estar da criança e dos pais. Neste vídeo, vamos compartilhar dicas valiosas e segredos para ajudar seu bebê a dormir a noite toda. Desde estabelecer uma rotina de sono, criar um ambiente propício para o sono, até técnicas para acalmar o bebê antes de dormir, você aprenderá estratégias eficazes para garantir noites tranquilas para toda a família.

Índice

Dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

É normal que nos primeiros meses de vida o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, pois pode acordar a cada 2 ou 3 horas para se alimentar ou por se sentir desconfortável e desprotegido, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a descansar durante a noite. Assim, é importante criar um ambiente acolhedor para o bebê, com iluminação e temperatura adequados, deixar o bebê numa posição confortável, usar roupas que não o apertem e criar uma rotina para dormir.

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho. Entenda a partir de quando o bebê pode dormir sozinho.

Bebê dormindo

O que fazer na hora de dormir

Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:

1. Reproduzir o ambiente do útero

Para bebês de 1 a 3 meses, reproduzir o ambiente que tinham quando estavam no útero pode ser uma grande ajuda para dormir por mais tempo e melhor. Isto porque nesta fase, o bebê ainda não tem noção de que não está dentro do útero e, por isso, colocar o bebê junto ao corpo da mãe, ou do pai, ou pegar o bebê no colo e embalar, fazendo movimentos suaves de balanço, ajudam o bebê a sentir como se ainda estivesse dentro da barriga, fazendo-o dormir calmo e tranquilo.

2. Embrulhar o bebê

Do nascimento até à idade de 4 ou 5 meses, os bebês possuem um reflexo de sobressalto que pode acontecer durante o sono, no qual sentem como se estivessem caindo, e essa sensação de queda pode levar o bebê a acordar algumas vezes durante o sono. Uma boa forma de garantir que o bebê se sinta seguro é mantendo-o na posição em que estava dentro da barriga, encolhido. Para fazer isso, deve-se embrulhar o bebê em uma manta ou fralda, mas sem apertar, e evitar colocar roupas que deixem o bebê muito esticado ou que atrapalhem seus movimentos. Assim, evita-se que o bebe tenha o reflexo de sobressalto e acorde assustado.

3. Reproduzir um ruído branco

O ruído branco é um som consistente e suave que abafa qualquer outro som que possa perturbar o sono do bebê, como ruídos pela casa ou barulhos vindos de fora, como conversas, carros na rua ou latido de cachorros, por exemplo. Esse tipo de ruído é especialmente importante para acalmar o bebê pois recria o mesmo tipo de som que o bebê escutava quando estava na barriga da mãe, o que deixa o bebê mais calmo e seguro, permitindo um sono mais tranquilo e duradouro. Além disso, um ambiente muito silencioso pode assustar o bebê, ativando o córtex cerebral, o que pode fazer o bebê acordar assustado à noite. Para criar o ruído branco pode-se usar um ventilador, desde que o vento não fique voltado para o bebê, comprar aparelhos eletrônicos de ruído branco ou utilizar aplicativos no celular.

4. Criar um ambiente confortável no quarto

Manter o quarto com uma temperatura confortável, nem muito quente, nem fria, e com iluminação adequada, mantendo o quarto mais escuro e desligando luzes fortes pela casa, pode ajudar o bebê a dormir melhor por toda a noite. Outra dica importante, é fechar a janela para evitar os barulhos externos e as cortinas para reduzir a iluminação que vem da rua. No entanto, pode-se deixar uma luz de presença indireta, como uma lâmpada de tomada, para que a criança, caso acorde, não se assuste com o escuro.

5. Deitar o bebê no berço

O bebê deve dormir no berço desde que nasce, para se acostumar com a sua cama e conseguir dormir mais facilmente, em um ambiente que ele aprenda a reconhecer como um lugar seguro. Assim, os pais devem colocar o bebê no berço ainda acordado para reconhecer que é hora de dormir, facilitando o sono tranquilo e por toda a noite. Além disso, o berço é o local mais confortável e seguro para o bebê dormir, pois dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desconfortável e provoca dor no corpo e, na cama dos pais pode se tornar perigoso, porque os pais podem machucar o bebê durante o sono.

6. Dar de mamar antes de dormir

Outra forma de ajudar o bebê a pegar no sono mais rápido e a dormir por mais tempo é colocar o bebê para mamar antes de dormir, pois deixa o bebê saciado e com mais tempo até sentir fome novamente. No entanto, com o crescimento do bebê, deve-se estimular o desmame noturno, para que o bebê durma por mais tempo à noite.

7. Vestir um pijama confortável

Quando colocar o bebê para dormir, mesmo que seja para fazer uma soneca, deve-se sempre vestir um pijama confortável para que o bebê aprenda qual a roupa que veste na hora de ir para a cama. Para garantir que o pijama é confortável é importante preferir uma roupinha de algodão, sem botões ou fios e sem elásticos, para não machucar nem apertar a criança.

8. Oferecer um ursinho para dormir

Alguns bebês gostam de dormir com um brinquedo para se sentirem mais seguros e, geralmente, não existe problema algum a criança dormir com um bichinho de pelúcia pequenininho. Porém, deve-se escolher brinquedos que não sejam muito pequenos porque existe chance de o bebê colocar na boca e engolir, assim como bonecos muito grandes que podem sufocar a criança. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bichinhos de pelúcia, naninhas ou protetores de berço não devem ser usados por bebês no primeiro ano de vida, devido ao risco de sufocamento. Além disso, crianças com problemas respiratórios, como alergias, asma ou bronquite, não devem dormir com bonecos de pelúcia, pois por acumularem poeira, podem piorar a doença respiratória.

9. Fazer uma massagem

Alguns bebês ficam sonolentos após uma massagem nas costas e pernas, por isso, esta pode ser uma forma de ajudar o bebê a pegar no sono mais rápido e por mais tempo, sendo também uma excelente opção para criar a rotina para o sono do bebê.

10. Trocar a fralda antes de dormir

Quando os pais vão colocar o bebê para dormir devem trocar a fralda, limpando e lavando a região genital para que a criança se sinta sempre limpa, seca e confortável, pois a fralda suja pode incomodar e deixar o bebê desconfortável e atrapalhar o sono, além de poder provocar irritação na pele.

O que fazer ao longo do dia

Algumas dicas para fazer ao longo do dia podem ajudar estimular o sono do bebê à noite e fazê-lo dormir a noite toda, e incluem:

1. Limitar a duração das sonequinhas

As sonequinhas durante o dia são muito importantes para o desenvolvimento do bebê e o número de horas varia de um bebê para o outro. No entanto, uma das formas de fazer o bebê dormir a noite toda é limitar a duração das sonequinhas durante o dia. Ainda assim, é importante que a mãe ou o pai observem se o bebê precisa de cochilos mais longos, desta forma, deve-se aumentar o tempo das sonecas.

2. Estimular o bebê durante o dia

Estimular o bebê durante o dia, aproveitando o tempo em que está acordado, desde os primeiros meses, pode ajudar o bebê a dormir melhor pois a interação e os estímulos provocam cansaço e um sono mais profundo. No entanto, deve-se ter atenção para não cansar em excesso o bebê, pois nesse caso, ocorre um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que pode deixar o bebê muito agitado, com sinais como coçar os olhos ou pegar e puxar as orelhas, que significam que o bebê vai demorar mais para dormir.

3. Identificar os sinais de sono

Saber identificar os sinais de sono no bebê é importante para entender qual o melhor momento para colocar o bebê para uma soneca ou para dormir. Geralmente, os sinais de que o bebê está com sono são: ter um olhar mais distante e parado ou ficar mais lento. É neste momento que deve-se pegar o bebê no colo, embalar, levá-lo para o quarto, criar o ambiente confortável e ligar o ruído branco, para permitir que o bebê adormeça de forma calma e tranquila a noite toda.

4. Criar uma rotina para dormir

Alguns estudos mostram que criar uma rotina é fundamental para sinalizar ao bebê que é hora de dormir, deixando-o mais relaxado. Esta rotina deve ser fácil e simples de fazer todas as noites e por todas as pessoas da casa. Algumas formas de criar uma rotina para dormir são: Fazer uma massagem relaxante; Dar um banho antes de dormir; Amamentar à meia-luz; Reduzir a luz do quarto; Ligar o ruído branco; Cantar uma canção de ninar; Contar uma historinha. A rotina da hora de dormir pode ajudar a criar associações positivas de sono para o bebê, fazendo-o dormir no horário certo de forma tranquila, relaxada e por toda noite.

Segredos para fazer o bebê dormir a noite toda é o desejo de todos os pais. Saber como proporcionar uma boa noite de sono para o bebê é fundamental para a saúde e bem-estar da criança e dos pais. Neste vídeo, vamos compartilhar dicas valiosas e segredos para ajudar seu bebê a dormir a noite toda. Desde estabelecer uma rotina de sono, criar um ambiente propício para o sono, até técnicas para acalmar o bebê antes de dormir, você aprenderá estratégias eficazes para garantir noites tranquilas para toda a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up