Tendências de nomes de bebê para 2023

No mundo dos nomes de bebês, as tendências estão sempre em constante mudança. Para o ano de 2023, algumas tendências estão surgindo e prometem marcar presença nos registros de nascimento. Nomes curtos e simples estão se tornando populares, como Lucas e Lara.

Além disso, nomes inspirados na natureza, como Flora e Aurora, também estão ganhando destaque. Nomes unissex, como Alex e Charlie, estão sendo cada vez mais escolhidos pelos pais.

Confira no vídeo abaixo algumas outras tendências de nomes de bebê para 2023:

Nomes de bebê em alta para 2023

Nomes de bebê em alta para 2023

No Brasil, os nomes de bebês mais populares em 2023 foram Miguel, Helena e Gael, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Essa é a quarta vez consecutiva que Miguel lidera a lista, sendo que em 2019 o nome Enzo Gabriel ocupou o topo.

Bebê recém-nascido em incubadora, em imagem de arquivo

Segundo a Arpen-Brasil, os nomes bíblicos costumam manter uma boa posição na lista. No entanto, nos últimos anos, os influenciadores digitais têm exercido uma grande influência na escolha dos nomes. Anteriormente, os nomes de personagens de novelas ou jogadores de futebol eram destaque nos rankings, mas agora estão sendo substituídos pelos influenciadores digitais.

Um exemplo disso é o nome Maria Alice, que ganhou popularidade após a influencer Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe escolherem esse nome para a filha. Isso mostra que as escolhas mais populares correspondem a uma pequena parcela do total de registros, o que indica uma grande diversidade de nomes no Brasil.

Em 2023, foram feitos 2,4 milhões de registros de nascimentos até a metade de dezembro. Isso significa que o líder do ranking, Miguel, representa apenas 1% do total. Vale ressaltar que os registros foram coletados até 14 de dezembro de 2023, portanto, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.

A Arpen-Brasil coleta os dados desde 2015, e a análise da série histórica revela algumas curiosidades. O nome Miguel tem sido o mais popular nos últimos quatro anos, e o último nome que ocupou o topo da lista foi Enzo Gabriel em 2019. Desde 2015, bebês chamados Miguel têm se mantido no top 10.

O nome Gael teve um aumento significativo nos últimos anos. Inicialmente, estava fora do top 50, depois passou para a 10ª colocação em 2020 e, finalmente, chegou à 3ª posição em 2023. Já os nomes Maria Eduarda e Maria Clara deixaram o top 10 após o crescimento de Helena, Alice e Maria Alice. O nome Enzo Gabriel, que liderava em 2015, perdeu importância desde então.

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias após o primeiro registro. Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode solicitar a alteração do nome em seu registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de intervenção judicial ou de realizar o processo no mesmo cartório do registro original. A nova legislação também permite mudanças no sobrenome, desde que haja comprovação do vínculo familiar.

Tendências de nomes de bebê para 2023

A escolha do nome do bebê é uma decisão importante e que reflete a personalidade dos pais. Para o ano de 2023, algumas tendências estão surgindo, trazendo nomes únicos e significativos. Os nomes inspirados na natureza, como Luna e Gael, estão em alta, trazendo uma conexão com o meio ambiente. Além disso, nomes curtos e simples, como Ana e João, continuam populares. O retorno dos nomes antigos, como Clara e Mateus, também está em voga, trazendo um toque de nostalgia. Independentemente da escolha, o importante é que o nome seja significativo e esteja em sintonia com a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up